Trabalhos dos alunos

Relatório da visita de estudo ao Museu de Arqueologia



O que eu gostei mais da visita de estudo ao Museu de Arqueologia foi a exposição do Antigo Egipto. Na exposição, nós ouvimos uma história sobre o Antigo Egipto: A lenda de Osiris. A parte da exposição de que eu mais gostei foi o sarcófago, que pertencia a um membro dos sacerdotes, pois estava com imagens de um morto a fazer culto aos deuses. Outra parte da exposição que eu também gostei foi a múmia. O senhor disse que não sabia que múmia era aquela.Também aprendemos que a múmia tinha uma máscara porque, depois da mumificação, a mumia estava em muito mau estado e por isso punham a máscara na sua cabeça para no tribunal dos deuses estarem mais apresentaveis. O que me impressionou mais, foi a noção que eles já tinham de beleza por naquela altura fazerem tão belas peças, uma vez que não tinham as mesmas ferramentas e os mesmos conhecimentos do material de hoje. Eu gostei da visita de estudo, porque nos ajudou a conhecer mais sobre o Antigo Egipto, a sua maneira de vida e de ver o mundo.
Carolina Santos nº5 7ºE


A visita começou com uma breve explicação sobre o rio Nilo. Depois a guia falou sobre o mito de Osíris e mostrou-nos o resto. O que mais me impressionou foi ver as múmias porque lá dentro está o corpo de um faraó que viveu há milhares de anos atrás.
Eu gostei da visita ao museu porque foi muito interessante ver os objetos que os egípcios usaram e fizeram, com por exemplo colares e anéis. Eu acho que as visitas de estudo são muito importantes no meu processo de aprendizagem porque é sempre bom saber mais coisas sobre assuntos que aprendemos na escola.
Viktoriya Lazoryk 7ºE Nº31



Um dia no Período Paleolítico
Hoje acordei numa gruta gelada mesmo com as peles dos animais, o frio do Outono está a entrar pelas ranhuras das pedras da gruta. Quando olho para o meu lado vejo que o meu grupo já acordou, saí da gruta e fui ter com eles. Um deles disse - me que eu tinha de ir caçar pois não havia comida para o pequeno-almoço. Lá fui eu e mais três do meu grupo pois não podia ir sozinho, iria precisar de ajuda. Caminhamos, caminhamos quando avistamos ao longe um veado começamos a ficar com água na boca! Pegamos nos nossos instrumentos (lanças). Tivemos sorte, pois conseguimos apanhar o animal. Voltamos para traz para ter com o nosso grupo e assim fui eu com o animal às costas. Quando chegamos, acendemos uma fogueira e assamos o animal. Logo a seguir fui fazer mais alguns objectos / instrumentos de caça, mas eis que um do meu grupo me disse que tínhamos de mudar de sítio pois a comida e a água já estavam a acabar. E assim deixamos a nossa gruta fria e fomos embora. Quando vimos um sítio ideal com um rio a correr, com água limpa e vegetação, nem pensamos duas vezes e como já tínhamos andado muito, ali ficamos. Já tínhamos de comer, três homens do meu grupo foram arranjar comida e eu fiquei a fazer uma gruta para esta noite podermos dormir. Quando chegaram os três homens que tinham ido ver se arranjavam comida e os vimos de mãos a abanar, ficamos chateados e começamos a atirar pedras para eles. Depois, para descontrair, fomos pintar as paredes (arte rupestre) e quando ao final do dia, o sol começou a desaparecer, fomos arranjar comida para o jantar: conseguimos caçar um tigre bebé. No fim, fomos todos dormir. Mas eu fiquei sentado numa pedra grande que estava fora da gruta, a olhar para as estrela e a pensar para comigo: amanhã será outro dia…

Rafaela Mendes
7º E Nº: 22




Trabalhos sobre a lenda de Rómulo e Remo





Questões de História
Trabalho realizado pelo Bruno Costa, do 7ºF


As Pirâmides do Antigo Egipto
Trabalho de Fátima Silva,Joana Mendes, Margarida Carvalho e Nelson Simões do 7ºF


Um dia no Período Neolítico
Olá! O meu nome é Filipakí, vivo no período neolítico e sou uma homo sapiens sapiens. Tenho muitos amigos. Os meus melhores amigos são Robertakí, o Rodrigokí e a Martaokí.
Hoje, enquanto o meu marido trabalhava com o gado, a Robertakí com a cestaria e a Martaokí com a moagem, eu estava a trabalhar na tecelagem já desde manhã.
Depois da hora de almoço, fui tratar das crianças, pois já tinham brincado tudo durante toda a manhã. A criança mais nova era minha sobrinha, chamava-se Millenakí e já começava a querer fazer vasos de cerâmica, apesar de ficarem bastante tortos ainda se aproveitavam!
À noite, eu, com a ajuda das minhas amigas Robertakí e Martaokí fui fazer o jantar que era carne de vaca e legumes.
Quando finalmente as crianças foram dormir, eu fui ter com o Rodrigokí (pois a Robertakí e a Martaokí já tinham ido dormir de tão cansadas que estavam) e falamos acerca do trabalho dele na agricultura.
Completamente cansada com um dia cheio de trabalho, fui dormir e preparar-me para outro dia em cheio.
Boa noite!

Filipa Neves, nº9, 7ºA
História

 

Um dia da minha vida no Período Neolítico

Acordei cedo e tomei um leite fresco. A minha família já estava a pé.
Comecei por fazer vasos e cestos, recolhi vários paus…
O meu avô lá andava pelos montes com as ovelhas. O meu trabalho começou bem cedo.
A minha avó muito sabia e ensinou-me a fazer pinturas nas paredes das cavernas com gordura de animais! Foi muito bom!
Logo a seguir ajudei a minha mãe a lavar a roupa.
A minha tia lá andava a fazer roupa para todos.
Vi os meus tios e perguntei-lhes onde iam disseram-me que iam á pesca. Então, decidi ir e ajudá-los.
Foi muito fixe! Apanhei 5 peixes!
Chegou a hora de almoçarmos e o meu pai e outros, tinham voltado da caça com um bisonte. Fizemos uma grande fogueira e comemos todos felizes e contentes e rimo-nos bastante! Depois fui com o meu pai plantar algumas sementes e á tarde fomos participar de um culto para agradecer e pedir que a mãe Natureza ou Vénus nos ajudasse e que tivéssemos sorte na caça! Quando voltamos já era noite. Eu ajudei a minha mãe a preparar a comida, que era a mesma do almoço porque havia sobrado muita coisa e nós aproveitamos tudo, até os ossos, nós comemos e aproveitamos.
Para falar de coisas divertidas: o jantar é sempre o melhor, porque os meus bisavôs contam histórias de todo o tipo e eu adoro!
Depois de comermos fomos fazer instrumentos para a caça. Esta é a minha parte preferida, pois apanhamos os ossos e fazemos lanças, machados…
E depois fomos dormir para acordarmos bem cedo para outro dia atarefado.

Vivien Machado 7ºA Nº 28